A Poesia Que Sinto!

Gosto de brincar com as palavras...Para mim, é um jogo onde coloco tudo o que sinto!A conselho dos Amigos, decidi criar este Blog para dar a conhecer e partilhar o que escrevo.
Desejo a quem ler, bons momentos de poesia e que se divirtam tanto como eu me diverti a fazê-la!
Letinha

domingo, 6 de janeiro de 2008

A minha cidade!



A minha cidade



Há duas cidades no mundo

Que marcaram minha vida

Lisboa, onde nasci

Luanda, a minha querida

Em Lisboa abri os olhos

Numa tarde de Verão

Luanda me criou

E trago no coração


Para Angola fui um dia

Levada pelos meus pais

Lá cresci, em harmonia

Sair de lá, nunca mais!

Pensava eu, na altura

Adolescente, Criança

Não crendo que a vida dura

Me tirasse a Esperança


Ainda me lembro bem

Do tempo em que cresci

Naquela Luanda linda

E a vida que eu vivi


Não esqueço nunca mais

Do tempo das brincadeiras

Do conselho de meus pais

P'ra não subir às mangueiras

Mas as mangas, tão cheirosas

Nossos olfactos tentavam

E como crianças teimosas

Os joelhos esfolavam


As corridas que eu fazia

Não tinha medo de nada

Apesar de muitas vezes

Aparecer arranhada...

Ainda me lembro bem

Do tempo de brincadeiras

Onde grupos de crianças

Crescia, fazendo asneiras


Trepar às árvores e muros

Correr, jogar e brincar

Conviver com os amigos

E na Escola, estudar

Andar descalça na rua

Sem medo de me ferir

E quando chovia muito

Da minha casa...sair!


Lá fiz a Escola Primária

Num Colégio, em Miramar

Fui depois para o Liceu

Continuar a estudar
O meu Liceu.... que saudade!

Do tempo em que, sem cuidado

Rodeávamos, curiosas

Quem já tinha namorado!


E apesar de fechadas

Neste Liceu sem igual

Olhávamos, sorrateiras

Para a Escola Industrial!

Rapazes da nossa idade

Era o que ali não faltava

Olhando através da grade

Com os olhos se namorava


Os anos não param, avançam

E já estava na idade

De pensar no que seria

Depois da Escolaridade!

À Escola de Enfermagem

Acabei por ir parar

E no Hospital Central

Fui também estagiar


Mas a vida dá muita volta

E muitas vezes sem querer

Aquilo que nós queremos

É o que não se vai fazer!

E o destino não quis

Que de adultos fosse tratar

E fui para o Magistério

P'ra crianças ensinar


Luanda, cidade linda

Onde passei os meus anos

Onde conheci amores

Onde tive desenganos

Contigo eu cresci

Em amor e liberdade

Me fiz mulher, aprendi

O que quer dizer Saudade!


Sinto no meu coração

O cheiro daquela terra

Cheiro de África, de paixão

Mas também cheiro de guerra

Essa maldita, afinal

Destroçou meu coração

E foi ela, por meu mal

Que me fez fugir, então


Hoje, longe, eu te choro

Por não te poder abraçar

E entre soluços, eu digo:

"Luanda, eu vou voltar!"


Celeste Torres

4/05/2005

2 comentários:

Catarina Gerássimos disse...

Letinha!!

Só li alguns, adorei este

Obrigada Caluanda

Beijinhos da Nicha

Kikas disse...

Adorei beijinho