A Poesia Que Sinto!

Gosto de brincar com as palavras...Para mim, é um jogo onde coloco tudo o que sinto!A conselho dos Amigos, decidi criar este Blog para dar a conhecer e partilhar o que escrevo.
Desejo a quem ler, bons momentos de poesia e que se divirtam tanto como eu me diverti a fazê-la!
Letinha

domingo, 6 de janeiro de 2008

Angola


Angola

Trago Angola no meu peito
Apesar de conhecer
Muito pouco dessa terra
Onde sempre pensei viver
Desse grande território
Só conheço a capital
Essa Luanda tão linda
Onde cresci, afinal...

De passagem ainda fui
Pelas estradas de Angola
Foram viagens únicas
É isso que me consola
Do Norte desse país
Muito longe não cheguei
Fui até Quifangondo
E para trás eu voltei

Para a zona de Malange
Que viagem encantadora!
Fui e vim dessa cidade
Na mesma automotora
O Dondo era o local
Escolhido quase sempre
Para almoçar ou comer
Um repasto diferente

E que dizer da viagem
Que a Cambambe um dia fiz?
Maravilha de barragem...
Como me senti feliz...
Outra zona bem bonita
Para os Domingos passar
Era na Foz do Quanza
Onde costumava acampar

E no Morro dos Veados
Guardada num barracão
Estava uma "chata" velha
Que do meu pai era a paixão
Era nela que os dois
Eu e meu pai, claro está!
Íamos pescar para o largo
Seu nome: Taki-Talá!

Grandes aventuras tivemos
Nesses dias de pescaria
Muitos peixes nós trouxemos
Alguns "sustos" apanharia...
Mas as minhas viagens
Não ficaram por aqui
Houve algumas férias
Que p'ró Sul me dirigi

Apesar de pouco tempo
Algumas cidades corri
Novo Redondo, Lobito...
Nunca mais vos esqueci!
E que dizer da Huila
Do planalto a princesa?
Que me acolheu com amor
E me encantou p'la beleza?

Passei também pelo Huambo
A cidade-capital
Sonhada por Norton de Matos
Deste nosso Portugal...
Que pena eu tenho...Que pena!
De não ter aproveitado
Tudo aquilo que podia
Em terras do outro lado...

E tanto ficou por dizer
Dessa terra com história
Terra onde fui feliz
E que não sai da memória...

Letinha
6/09/2005

Sem comentários: