A Poesia Que Sinto!

Gosto de brincar com as palavras...Para mim, é um jogo onde coloco tudo o que sinto!A conselho dos Amigos, decidi criar este Blog para dar a conhecer e partilhar o que escrevo.
Desejo a quem ler, bons momentos de poesia e que se divirtam tanto como eu me diverti a fazê-la!
Letinha

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Orgulho!


Orgulho!


No tempo em que me criei
Tinha-se orgulho em Portugal
Nesta Pátria, que era Mãe
E na bandeira nacional

E por muito que argumentem
Os “progressistas” de agora
A verdade é que os Valores
Foram-se todos embora!

Já não se respeita a bandeira
Como símbolo nacional
O Hino já é cantado
Em um qualquer festival
O orgulho em falar
A Língua de nossos pais
Só está no deturpar
Tentando assim entrar
No Guines de erros brutais!

E que dizer do respeito
Pelo sangue derramado
Pelo esforço e pelo feito
Dos heróis do nosso Passado?
Foi de vez! Pois esta gente
Que agora faz a História
Quer mostrar que é diferente
E que o Passado existente
Não pode ficar na Memória!

Desde Viriato, o Guerreiro
Passando p’lo Conquistador
Chegando a João, o Primeiro
Até João, o Restaurador
Todos eles demonstraram
P’la Pátria, amor maior
E que neste canto europeu
Havia um povo de valor!

O sol nunca se punha
Em terras de Portugal
Até o sol respeitava
A bandeira nacional…
Heróis da Nossa História
Que à Pátria deram Vida
Tentam apagar da Memória
De uma juventude perdida!

Não há bússola ou portulano
Que os consiga guiar
Sem exemplos para olhar
Anda tudo no engano
Do dinheiro, esse magano
Que os Valores quer apagar!

Letinha
Jan. 2007

2 comentários:

Mário Lima disse...

Olá Letinha

Já cá tinha vindo ver o teu cantinho dedicado à poesia mas uma gralha na escrita fez com que a tivesse anulado.

De ontem para hoje já reparei em dois pormenores interessantes.

1º retiraste o aparelho que era feio e muito grande para este teu cantinho que se quer interiorizado, leve, ao sabor da maré poética com que os escreves.

2º pela inclusão de imagens. Pelos anos que tenho de blogues posso-te dar um conselho, as imagens valem mil palavras, mas não devem ultrapassar o essencial, não devem distrair quem te lê, pois a mensagem são as tuas palavras tendo como suporte uma imagem e nunca o contrário. Valeu?

Em todos os meus temas coloco sempre uma música, e a tua poesia vale bem uma música suave, que nos enleve e nos transporte para o teu rincão onde um Pé descalço, seja mesmo um Pé Descalço (que já conhecia, onde tu mesma te definias como uma maria-rapaz ;) )e não um samba qualquer.

Estarei sempre ao teu dispor para tudo aquilo que necessites e eu saiba claro. :)

Sobre a tua poesia. Já te conheço, já colocaste poesia no meu blogue e essa sensibilidade que te leva a escrever sobre o Táki-Talá do Morro dos Veados, aos Portugueses que "fizeram" Portugal e a todos aqueles que espezinharam a nossa Bandeira em troco de favores, são como tu dizes de "Intervenção". Não do gosto de alguns, mas isso é o que menos importa.

Escreve o que te vai na alma, escreve como o teu mundo fosse único e não te importes com o que posteriormente aqui poderá ser comentado. Vais ver que aparece de tudo por aqui.

Virei aqui ler-te, embora possa muitas vezes não comentar, para te dizer «Olá, tem um bom dia» não contes comigo :).

Tudo de bom Letinha e que a «Terra Vermelha» te ilumine o coração.

Unknown disse...

Olá Leta
Gosto muito dos teus poemas.Já entendi o motivo pelo qual insistias em que eu fosse ver o meu email. És a mulher das surpresas! Agora já não são necessárias fotocópias,já podemos ir ao blogue!Continua a surpreender-me.
Glória