A Poesia Que Sinto!

Gosto de brincar com as palavras...Para mim, é um jogo onde coloco tudo o que sinto!A conselho dos Amigos, decidi criar este Blog para dar a conhecer e partilhar o que escrevo.
Desejo a quem ler, bons momentos de poesia e que se divirtam tanto como eu me diverti a fazê-la!
Letinha

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Ruas de Luanda


Ruas de Luanda

Ruas de Luanda
Onde passaram meus passos
Que saudades desse tempo
Daqui mando meus abraços

Cheguei, um dia, de barco
E quando a terra pisei
Foi no Largo Diogo Cão
Que a 1ª vez eu parei!
Parei para admirar
A beleza da Marginal
Lembro bem daquele mar
Tinha 5 anos, afinal!

Foi num Bairro, lá no Bungo
Que fiquei com os meus pais
Tudo era novidade!
E ansiava por mais.....
De lá para a CAOP
Num instante se mudou
Rua Bernardim Ribeiro
Que longe tudo ficou!!!!!

Depois mudámos de novo
Desta vez para o Ambaca
Era um Largo sossegado
(Quando não havia maka!)
É que nesse Largo havia
Uma casa esquisita
De dia, tudo fechado
À noite havia rebita!

Para o Bairro Popular
Nos mudámos certo dia
Rua da Gabela, a segunda
Onde estava a moradia...
E daí todos os dias
Saía para o Liceu
Num maximbombo esgotado
De estudantes como eu!

Marginal, Bungo, CAOP
Bairro Operário e Maianga
Terra Nova e Corimba
Samba, Prenda e Sambizanga
Cuca, Quinaxixe, Barrocas
S. Paulo, Marçal, Rangel
Boavista... Vila Alice
Vila Clotilde e Cassequel...

Bairros da "nossa" Luanda
Que recordo com saudade
Onde passei muitos anos
E a minha mocidade!

Letinha

3 comentários:

nocas disse...

ainda me pergunto porque a minha mãezinha nao se decide a publicar ...estao todos excelentes
jokas

Mário Lima disse...

É verdade Letinha. Moramos no mesmo Bairro, percorremos os mesmos caminhos e as lembranças são mais que muitas dessa cidade e do Bº por onde andamos, o nosso Bº de S. Paulo.


No B.º S. Paulo morei
Na Rua Vereador Prazeres
Naquelas ruas brinquei
Vi rostos de muitos sofreres

Fazíamos corridas aos centos
Junto às bombas de gasolina
De trotineta ou carros de rolamentos
Muitos éramos há partida

Jogávamos à bola ali perto
Em frente à Casa Lisboa
Num terreno deserto
Havia pancadaria da boa

No velho Cinema Colonial
Da geral ou plateia tanto faz
Dizia-se em barulheira infernal
“Artista... olha na tua atrás”

Bar Cravo, Magestic ou Mariazinha
Rua do Ambaca, Benguela, Lobito
Fazem parte como se adivinha
Do tempo em que dizia: «Em Luanda... fico!».

Mas a vida deu uns safanões
E um novo sopro saiu do auro
Agora só restam as recordações
Do meu lindo Bairro... S. Paulo!

Nixa disse...

tambem la cheguei aos 5 anos... e assim, desta forma tao bonita, consegues fazer com que eu possa voltar la neste momento de olhos fechados e coração aberto. bigada
bj